segunda-feira, 29 de junho de 2009

FATEHPUR SIKRI


Akbar foi o maior de todos os governantes Mughal e um dos melhores que governou a Índia. Em 1556, ele subiu ao trono Mughal na tenra idade de 14, após a súbita morte de seu pai, Humayun. Logo que ele consolidou o seu poder, ele virou a sua atenção para construir uma capital imperial em Agra. O resultado foi o Agra Fort, que serviu não apenas fins militares, mas também foi a residência real. A maioria dos edifícios no interior do recinto deste magnífico Forte Vermelho são uma mistura de diferentes estilos arquitectónicos. A única integração destes diferentes estilos tem dado os edifícios e palácios no interior da fortaleza um aspecto distinto. A equiparação dos diferentes estilos arquitectónicos era o reflexo do período de prosperidade e tolerância social, que era a marca da administração Akbars.
No entanto, no decorrer do tempo, Akbar decidiu deslocar a sua capital para Fatehpur Sikri perto de Agra. Akbar usado para visitar a aldeia de Sikri para tomar as bênçãos do grande santo sufi Salim Chisti, a fim de ter um herdeiro para seu trono. Akbars visitações foram frutíferos, porque ele foi abençoado com três filhos. A nova cidade, construída sobre um camalhão, cresceu em uma magnífica município maior do que Londres contemporânea.
Na Sikri os diversos palácios reais, foram construídos na Guzarate rajastani e estilos arquitetônicos, utilizando trabeate construção ornado colunas, fantasioso jali trabalho (intricadamente perfurados pedra telas decorativas) sumptuosa talha superfície e ornamentação. Estes pequenos palácios são em grande parte uma seqüência de ligados pátios retangulares; estes estão alinhados com os eixos polar e, portanto, têm de ser reunidas em um escalonamento formação de lado, o início da estreita diagonal ridge. A esmagadora hindu arquitectónico vocabulário, no entanto, não pode ocultar as normas islâmicas seguir em grande escala de planeamento que é suposto ter derivado do árabe e Ásia Central tenda compartimentos!
Importantes monumentos DENTRO FATEHPUR Sikri
Há uma série de edifícios na Fatehpur Sikri complexa. Cada um dos pequenos palacetes em Fatehpur Sikri tem uma finalidade específica e geralmente enfrenta um pátio. Diwan-I-AAM (Hall da Audiência Pública) é um espaço fechado e rodeado por colunas tem uma grande área aberta onde peticionários e cortesãos era uma vez no atendimento. Em face da parte ocidental deste edifício é o pavilhão onde o imperador sábado em honra rodeado pelos seus cortesãos. O Diwan-I-Khas (Salão da audiência privada) utilizadas para graves, confidencial, diplomáticas, religiosas e discoursesis apenas para trás. O Diwan-I-Khas é famosa por sua decoração pilar central que consiste de 36 elegantemente esculpidos parênteses na Guzarate styleheavy e ornamentado, brotação e em forma.
O mais intrigante edifício em Fatehpur Sikri é a Panch Mahal (palácio de cinco níveis), que é um de cinco andares do Pavilhão ventos. Os dois primeiros andares são de igual tamanho, enquanto que os próximos dois estão classificados. No topo está um único lugar público ou aberto pavilhão. Cada um dos andares é apoiada sobre pilares. Originalmente, jali telas oscilou entre os pilares. O pavilhão foi inicialmente utilizado pelas mulheres da Royal domésticos e senhoras do harém. Desde o início do Panch Mahal, um pode ter uma vista panorâmica desta cidade imperial com os seus edifícios, palácios, e os pátios liga-los. O turco sultans palácio é conhecido por requintadamente esculpidos painéis alusivos wildlifelions, pássaros e folhagens. Perto da Diwan-I-AAM, uma pode ver um tanque chamado a Anup Talao. Quatro pontes ligam a plataforma central, o Anup Talao. Aqui, o famoso músico tribunal Tansen música. Akbars apartamentos privados stand perto do tanque.
Jodha Bais Palace (Jodha Bai foi Akbars Rajput rainha) foi o mais distintamente Guzarate rajastani e características arquitetônicas. Um forte portal guardas deste local, que foi a residência de Akbars proeminente rainhas. Também são notáveis Mariams Palace ou Sunehra Makan (Golden House), Palácio de Birbal (um ministro do Akbars notáveis por sua witticisms) e um mini jardim.
Jami Masjid (mesquita), centro de sagrado Sikri, simboliza a proeminência citys espiritual. Ela fica no sudoeste de Fatehpur Sikri. Um alto muro com passagens por três lados abre em um enorme pátio, 111 por 139 metros, tornando-se o maior de se encontrar na Mughal período. As paredes interiores são revestidas com colunas e claustros e os ocidentais faade tem um enorme arco portas que estão por trás três cúpulas. Na grande pátio ergue-se o túmulo de Sheikh Salim Chisti cujas bênçãos ainda são procurados pelas mulheres sem filhos. Este túmulo foi originalmente construído em arenito vermelho, mas foi mais tarde, feita com mármore. A lápide coberta por pano está sob um dossel de ébano, madrepérola e latão. Um corredor de circumambulation circunda a praça túmulo câmara. O corredor tem prisão telas com uma qualidade maravilhosa e os intricadamente esculpida em mármore branco serpiginosos parênteses são peças de puro esplendor. O túmulo tem uma baixa cúpula. A 54 metros alto Buland Darwaza ou gateway triunfal construído em 1575 para celebrar o sucesso Akbars Gujarat campanha, é a mais formidável trabalho arquitectónico do Mughals. O gateway é abordado por um vôo de degraus íngremes, o que acrescentar altura e majestade à totalidade da estrutura. O gateway é projetado em pedra e mármore colorido. O gateway é tão incrível que ela esconde o magnífico Jami Masjid (mesquita), que está logo atrás.
Fatehpur Sikri teve uma curta vida de esplendor. Depois Akbar deixou em 1585, ele nunca recuperou o seu perdeu importância e manteve-se a mais magnífica e bem preservada cidade fantasma da Índia.
COMO CHEGAR
A cidade de Fatehpur Sikri é de apenas 40 km de Agra cidade. Agra é bem conectado, por via aérea com Khajuraho, Varanasi e Delhi. Tem boas ligações ferroviárias e de autocarros com grandes cidades indianas. Existem comboios diários de Agra Fort estação ferroviária de Fatehpur Sikri. Os turistas podem também ter autocarros de Agras Idgah bus terminal. Privado dos operadores turísticos, que realizar excursões ao redor da cidade, fazer uma escala em Fatehpur Sikri. Travelers também pode contratar táxis e carros de Fatehpur Sikri.

0 comentários:

Postar um comentário