sexta-feira, 24 de julho de 2009

PORQUE CAPITAL ???


Capital nacional é uma cidade que desempenha um papel relevante na condução da política de um país, ou de uma de suas respectivas subdivisões. Na maioria dos casos a capital é a cidade onde está a sede do governo, havendo no entanto exceções. Alguns dos fatores que determinam que uma cidade seja considerada capital incluem:

* A cidade é sede do governo ou do chefe de estado
* A cidade é a sede do poder judicial
* A cidade é sede do parlamento
* Existem leis que determinam a localização da capital.
* A cidade é um importante centro de actividade para o país.
* Numa monarquia é frequente a capital ser o local onde o monarca tem a corte, sendo normal que mude com relativa frequência.

Um país (ou entidade política equivalente) pode ter mais do que uma capital oficial ao mesmo tempo. Pode ser ou não a sede do governo e pode mesmo deslocar-se periodicamente.

Na África do Sul, por exemplo, a capital administrativa é Pretória, a capital legislativa é a Cidade do Cabo e a capital judicial é Bloemfontein. Esta é uma herança deixada pelo compromisso acordado entre a maioria das diferentes províncias quando foi criada a União da África do Sul em 1910.

No Chile, o congresso nacional mudou-se para a cidade de Valparaíso, mantendo-se no entanto Santiago do Chile como capital.

Nos Países Baixos, o governo, chefe de estado e supremo tribunal estão sediados na Haia, mas a constituição determina que a capital oficial seja Amsterdão.

Nauru é o único país que não possui oficialmente uma capital, sendo Yaren é a maior cidade e onde se encontra a administração do país.

Há casos em que uma mesma capital é disputada por mais de um país como por exemplo Jerusalém, reclamada como capital por Israel e pelos Palestinos.

A cidade de Nicósia é atualmente a única capital européia que ainda esta dividida: ao norte, a parte turca e ao sul, a parte grega, separadas pela linha verde, uma zona desmilitarizada ocupada pelas Nações Unidas.

0 comentários:

Postar um comentário