sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cinema artístico

Além do cinema comercial, existe também um tipo de cinema na Índia, que aspira apenas à seriedade da arte. Este tipo de cinema é conhecido como o Novo Cinema Indiano, mas a maior parte das pessoas da Índia chama a estes filmes de "filmes de arte". Estes lidam com uma grande variedade de temas, mas a maior parte explora as complexas situações e relações humanas.

Entre os anos 60 e 90, os filmes artísticos eram subsidiados pelo governo indiano: jovens directores conseguiam apoio federal ou estatal para produzir filmes não-comerciais com temas indianos. Muitos desses directores eram formados pelo Film and Television Institute of India, uma instituição governamental. Estes filmes eram geralmente exibidos em festivais de cinema e no canal público de TV, o Doordarshan. Estes filmes também tinham uma exibição limitada em cinemas na Índia e no estrangeiro. A partir dos anos 80, o cinema artístico indiano perdeu em grande parte o patrocínio do governo. Hoje este tipo de cinema é produzido com orçamentos mínimos e usando aspirantes a atores.

Os directores do Novo Cinema Indiano tiveram mais influência do neorelismo italiano e da nouvelle vague francesa, do que das convenções do cinema indiano comercial. Os directores mais conhecidos do Novo Cinema são os bengalis Satyajit Ray, Mrinal Sen, Ritwik Ghatak e Bimal Roy. Alguns filmes bem conhecidos deste movimento incluem Apu Triology, de Ray, a Triologia de Calcutá de Sen, Megue Dhaka Tara de Ghatak e Do Bigha Zameen de Roy. Desdes Satyajit Ray tornou-se o mais bem conhecido. Os seus filmes obtiveram um consedirável reconhecimento internacional. Ele ganhou um Oscar como prémio de carreira, em 1992. O seu prestígio, contudo, não se traduziu num sucesso comercial em larga escala. Como ele, Mrinal Sen foi sobretudo um director de filmes políticos e recebeu muito reconhecimento internacional, mas também não teve muito sucesso comercial.

O cinema artístico também tem um grande apoio no estado de Kerala. Alguns grandes directores de cinema malayalam são Adoor Gopalakrishnan, G. Aravindan, T. V. Chandran, Shaji N. Karun, e M. T. Vasudevan Nair.

Desde os anos 70 que o cinema hindi tem produzido uma vaga de filmes artísticos. Entre os directores que produziram esse tipo de filmes estão Shyam Benegal, Govind Nihalani, Mani Kaul, Kumar Shahani e M. S. Sathyu.

0 comentários:

Postar um comentário