sexta-feira, 22 de maio de 2009

Globalização do cinema indiano

O contacto entre o cinema indiano e ocidental foi estabelecido logo nos primeiros dias do cinema na Índia. Dadasaheb Phalke resolveu fazer Raja Harishchandra depois de assitir o filme Vida de Cristo. Similarmente, muitos outros directores de cinema inspiraram-se nos filmes ocidentais.

Até ao final dos anos 20, 80% dos filmes exibidos na Índia eram americanos, apesar de existirem 21 estúdios a produzir filmes locais, com 8 ou 9 a fazê-lo numa base regular. Seriados americanos tais como Perils of Pauline e Exploits of Elaine, e filmes com cenários espetaculares tais como Quo Vadis e Caibra eram populares durante a época da Primeira Guerra Mundial. A Universal Pictures estabeleceu uma agência na Índia em 1916, que passou a dominar o sistema de distribuição de filmes. A J. F. Madan’s Elphinstone Bioscope Company inicialmente apenas distribuía filmes estrangeiros e organizava as suas projecções regulares. Além disso, J. P. Madan, um prolífico produtor, empregava directores ocidentais em muitos dos seus filmes.

Hoje também o cinema indiano tem sofrido fortes influências ocidentais. Esta tendência é mais visível em Bollywood. Alguns filmes recentes de Bollywood incluem atores ocidentais (tal como Rachel Shelley no filme Lagaan). Também existe a tentativa de alcançar os padrões de produção dos filmes ocidentais, de filmar no exterior, adoptar algumas palavras e frases inglesas nos guiões ou incorporar alguns elementos dos enredos dos filmes ocidentais. Por vezes alguns filmes indianos são até mesmo acusados de plagiar filmes de Hollywood.

Contudo o encontro entre a Índia e o Ocidente é um processo de duas vias. O público ocidental de origem indiana, está a tornar-se cada vez mais interessado na Índia, e isso faz com que o lançamento de filmes nos cinemas de vários países se torne cada vez mais importante para os produtores indianos. Nessa estratégia internacional os países mais importantes são Estados Unidos; Reino Unido; Emirados Árabes Unidos e Austrália. Ao mesmo tempo que o público ocidental do cinema indiano aumenta, os produtores ocidentais estão a financiar directores indianos tais como Gurinder Chadha (Bride and Prejudice) e Mira Nair (Monsoon Wedding). Tanto Chadcha como Nair são de origem indiana mas não vivem na Índia, e tornaram os seus nomes famosos através do cinema independente ocidental. Esta apóximação tem continuado mais recentemente com produtores ocidentais a associarem-se a produtores indianos em filmes tais como Saawariya (2007), co-produzido pela Columbia Tristar e pela indiana SLB Films, e o filme de animação Roadside Romeo (2008) co-produzido pela Walt Disney e pela indiana Yash Raj Films.

0 comentários:

Postar um comentário