terça-feira, 30 de junho de 2009

Jantar Mantar

Construído em: 1724
Construído por: Sawai Jai Singh II
Localização: Deli
INTRODUÇÃO
Jantar Mantar é um importante marco de Deli e de um único edifício. Trata-se de um observatório construído por Sawai Jai Singh II, o antigo governador do estado de principesca Amber e um contemporâneo do imperador Mughal Aurangzeb. As várias estruturas dentro do resumo Jantar Mantar são, na verdade, instrumentos que foram utilizados para controlar os corpos celestes. No entanto, o Jantar Mantar não é só um relógio de corpos celestes: ele também diz muito sobre as realizações tecnológicas no âmbito do Rajput reis e sua tentativa de desvendar os mistérios relativos à astronomia.
Jantar MANTAR
O Jantar Mantar de Deli é apenas um dos cinco observatórios construído por Sawai Jai Singh II, os outros quatro sendo localizado em Jaipur, Varanasi, Ujjain e Mathura. Todas elas foram construídas já em AD 17241730 durante o período geralmente conhecida como a idade escura da história indiana, quando o último grande imperador Mughal Aurangzeb havia morrido e do Império Mughal foi declínio rápido.
Durante este período de caos, Muhammad Shah subiu ao trono do Império Mughal. Como muitos inimigos cercado, ele procurou a aliança dos governantes hindu. Destes, o mais notável foi Sawai Jai Singh II da Amber, que entrou em ribalta desde os dias de Aurangzeb. Quando Jai Singh subiu ao trono da Amber em 1699, ele foi mal onze, mas muito além afiada e perspicaz o seu ano. O então imperador Mughal Aurangzeb ficou tão impressionado com o jovem monarca que deu Jai Singh II, o título de Sawai, significado e um quarto de um homem, no médio vale. Como Jai Singh repetidamente revelaram-se como um digno aliado do Mughals, Muhammad Shah, que estava buscando um aliado confiável, zerados dentro em Jai Singh e devidamente levantou-o para o posto de governador de Agra e, posteriormente, de Malwa.
Jai Singh estava apaixonada thingsthe duas artes e das ciências, principalmente astronomia. Uma vez, no tribunal de Muhammad Shah, ele encontrou a astrologia hindu e muçulmano envolvido em um argumento aquecido durante certas posições planetárias. Era imperativo que as posições ser conhecidos com precisão para determinar uma hora auspiciosa para o imperador para expor em uma expedição. Jai Singh oferecido para corrigir as tabelas astronômicas então disponíveis, uma proposta que foi prontamente aceito pelo imperador Mughal. O resultado: um local em Delhi Jantar Mantar, um observatório astronómico em que os movimentos do sol, da lua e planetas puderam ser observadas. Jai Singhs ideia era criar um renascimento na prática de astronomia entre os indianos massas e praticando astrônomos. No entanto, os nobres ideais do Jantar Mantar permaneceram por explorar como o país nesse momento estava em desordem e de todo o potencial deste observatório nunca foi realizado.
Para começar, Jai Singh tentou usar latão instrumentos neste observatório, mas logo lhes deu-se devido a várias falhas inerentes. Eles eram demasiado pequenos, de uma coisa, seus eixos foram tão instável do centro muitas vezes tenho deslocadas. Ele próxima decidiu seguir o estilo adoptado pelo famoso astrônomo árabe, o príncipe Ulugh Beg, criador do famoso do século 15. Observatório em Samarcanda, no Usbequistão. Os instrumentos de alvenaria maciça Samarcanda adaptada Jai Singhs arquitectónico gostos e prometeu ser mais exato porque de tamanho. Em 1730, Jai Singh enviou uma missão para o rei de Lisboa. Em seu retorno à Jaipur, a missão trouxe de volta um telescópio e não menos uma pessoa do que o próprio tribunal astrônomo, pelo nome de Xavier da Silva.
O Observatório
Este único observatório foi concluída em 1724 e manteve-se operacional apenas por sete anos. Foram feitas observações astronômicas regularmente aqui e estas observações foram utilizadas para a elaboração de um novo conjunto de quadros, mais tarde compilado como Zij Muhammad shahi dedicada ao monarca reinante. Jai Singh nomeado seu observatório Jantar Mantar (realmente Yantra Mantra, Yantra de instrumento e mantra para fórmula). Ela é dominada por um enorme relógio conhecido como Samrat Yantra, destinado a medir a altura do dia uma precisão de meio segundo e a declinação do sol e de outros organismos celestial. Jai Singh próprio concebido este Yantra. Outros yantras foram, também, para o estudo dos corpos celestes, traçar seu curso e prever eclipses. Os dois pilares sobre o sudoeste da Mishra Yantra-se a determinar o dia mais curto e mais longa do ano. Curiosamente, em Dezembro de um pilar cubra completamente o outro com a sua sombra, enquanto em junho ele não expressos qualquer sombra de todo.
Estimuladas pela conclusão da primeira Jantar Mantar e com vista a verificar observações astronômicas feitas em Deli, Jai Singh construiu semelhante, se pequenos observatórios, em outras importantes citiesJaipur indiano, Varanasi, Ujjain e Mathura. O estado destes observatórios é mau; o em um Mathura foi demolida, enquanto aqueles em Varanasi Ujjain e estão em estado de decomposição. Mas o observatório em Jaipur é o melhor conservado de todos, porque em 1901 Raja Ram Singh, o então governador de Jaipur, remodelado-lo com a ajuda de um engenheiro britânico. Todos os instrumentos foram alvenaria revestidas com mármore de modo a que o formaturas sobre eles não são gastas.
O Jantar Mantars pode ter caído em desuso, mas eles continuam a ser parte integrante do património científico Índias. O Jantar Mantar em Deli é freqüentemente projetadas em viagens livros, brochuras, sobre selos postais e foi o logotipo do Jogos Asiáticos de 1982. O Jantar Mantar mostra que o espírito de investigação científica não foi morto na Índia e teria rendido resultados ricos só se tivesse sido dada uma oportunidade a ele para fecundar. O Jantar Mantar na Parliament Street permanece uma das mais intrigantes estruturas da capital, um que explode em um estouro de questões na mente dos turistas curiosos.
COMO CHEGAR
Os turistas podem chegar a Jantar Mantar, em muitos aspectos. Eles podem ter autocarros locais de diversos pontos da cidade para chegar a este monumento, que está localizado em Connaught Place, no coração da cidade, ou eles podem contratar auto-riquexós e táxis para o efeito. Pode-se tomar ônibus do autocarro termini localizado na Kashmere Gate e Sarai Kale Khan para chegar a este monumento. Local guiadas conduzido por Deli Turismo e os operadores privados abrange este importante monumento.

0 comentários:

Postar um comentário