domingo, 5 de julho de 2009

Divindade hindu
De acordo com o hinduísmo, três Deuses governar o mundo. Brahma: o criador, Vishnu: o preserver e Shiva, o destruidor. Estes três Lordes ter consortes e são deusas também. Consorte de Brahma é Sarasvati, deusa da aprendizagem. Vishnu da consorte é Lakshmi, deusa da riqueza e prosperidade. Shiva's é consorte Parvati que é venerado como Kali ou Durga.

Além destes, existem uma série de outros deuses e deusas. Para citar alguns, há Ganesh, que tem uma cabeça de elefante, e ele também é um filho de Shiva e Parvati; Hanuman, que é um macaco; Surya Senhor do sol; Ganga Ma, deusa do rio Ganges; Samundra, Senhor do mar; Indra, rei dos deuses; Prithvi, deusa da terra; Shakti, Deusa da força.

No Sri Ramakrishna diz, não pode haver tantos caminhos espirituais como existem espiritual aspirantes & similarmente não pode realmente ser como deuses como existem muitos devotos que melhor se adequa ao humor, sentimentos, emoções e origem social dos devotos. As escrituras hindus foram eloqüentes enquanto descrevendo as qualidades de Deus. Ele é todo o saber e todo poderoso. Ele é a própria personificação da justiça, amor e beleza. Ele está sempre pronto para chuveiro Sua graça, misericórdia e bênçãos sobre Sua criação. Desde o Rig Veda, viemos a saber do Vedic deuses oito Vasus, Rudras onze, doze Adityas, Indra & Prajapathi, sendo os deuses da terra, o céu e do espaço.

Os principais deuses hindus como aceitamos hoje podem ser globalmente classificados como Saiva Deuses (Siva, sua consorte, Seus filhos, Suas outras formas), Vaishnava Deuses (Vishnu, sua consorte, Sua vários avatharams) & Sakthi (Personifying toda a energia).

Brahma - O Senhor da criação com o seu consorte
Saraswathi - deusa da sabedoria
Brahma é o Senhor da criação e é assistida neste processo, através da sua consorte Saraswathi, que é o possuidor de conhecimentos final. Brahma nasceu do umbigo do deus Vishnu, no final de um ciclo para começar uma nova criação. Ele tem quatro cabeças (inicialmente cinco), representando os quatro vedas que se diz ter estalado a partir de suas cabeças. Seus quatro cabeças são também disse que para representar os quatro yugas. Ele é barbudo e seus olhos estão fechados, em meditação. Ele se senta em um lótus & sua vahana é o cisne. Nos seus quatro braços ele detém os vedas, o kamandalam (água pote), suruva (sacrificial colher) e uma mala. Ele é uma serena alma e é o fornecedor de todas as fontes de conhecimento e sabedoria.

Não há templos de Brahma (excepto os de Rajasthan & Orissa), como para a Siva e Vishnu, para não houve culto separado para Brahma como o Saiva ou Vaishnava culto. Segundo a mitologia, ele é suposto ter sido amaldiçoado por Shiva (para ter o seu proferiu uma mentira e para o seu ego), sem que ele iria adorar. No entanto, em todos os templos Vishnu e Siva, há uma imagem do Senhor Brahma na parede norte e ele é um dos mais importantes Parivara devata (atendente divindade).

Um dos Trinities

Vishnu - O Senhor dos alimentos com o seu consorte
Lakshmi - Deusa da riqueza
Vishnu é o Senhor de protecção e manutenção. Sua consorte Lakshmi é o possuidor da riqueza, que é uma necessidade para a manutenção. Deusa Lakshmi representa não só riqueza material, mas a riqueza de grãos, coragem, valentia, filhote, sucesso, luxuosa vida, bem-aventurança eterna. Lord Vishnu é também chamada Nilameghashyamalan - possuindo uma tez a cor da escuridão nuvens. Como prova de que atrair opostos, Vishnu da aparência exterior é escura, enquanto ele está associado ao santha gunam, trazendo luz e paz para o mundo.

Ele repousa sobre o oceano em seu leito de Adisesha (serpente com 1.000 cabeças). Qualquer altura Senhor Vishnu vê grandes problemas, Ele tem um avataram para salvar as pessoas de males. Ele é todo misericordioso, sempre correndo para servir seus devotos. Sob a forma de Mahavishnu ele tem quatro braços empunhar o chakra, búzio, lótus & a gadha nos seus quatro braços. Alguns dos principais avatarams de Vishnu são enumerados como a Dasavataram (10 incarnações).

Um dos Trinities

Shiva - O Senhor da destruição com o seu consorte
Parvathi - Deusa da desintegração
Siva, o último dos Trinities é o deus da destruição e ele é assistida nesta Parvathi pela sua consorte, a deusa da desintegração. Parvathi representa prakriti, o que significa perecíveis assunto, na ausência do qual verdadeira e completa destruição por Siva torna-se impossível. (Como todos nós estamos conscientes de hoje, apenas bio-degradáveis assunto pode ser destruído). Este poderia ser o significado da idéia de que nada se torna Siva, na ausência de Sakthi. Siva geralmente é venerada sob a forma do falo (Linga) fixada sobre um pedestal. Energia não pode nem ser criada nem destruída e os Linga simboliza esse fato científico. O Linga representa a energia primordial do Criador. No final de todos os Deuses Criação lugar encontrar o seu repouso no Linga - Brahma sendo absorvido pela direita, Vishnu sendo absorvido pela esquerda e Gayathri Devi ser absorvido no coração do Linga.

Linga, o emblema da Siva é a principal forma adoravam em Siva templos. Siva, na sua forma humana é venerado como o Utsava Murthi, retirado em procissões.

Saraswathi - Deusa da Sabedoria
Deusa Saraswathi é a consorte do Senhor Brahma (Deus da Criação) e é a deusa da sabedoria e da aprendizagem. Ela é considerada como a personificação de todo o conhecimento - artes, ciências, artes e todas as competências. Ela é vista como uma bela e elegante presença, puro, de cor branca, folheados em um sari branco, sentado em um lótus branco, que representa a pureza e brilho. Ela é retratada com quatro mãos. De um lado ela possui um livro e na outra um rosário. Com suas outras duas mãos, ela é considerada a reprodução do Veena. Sua vahana é o cisne e, por vezes, um pavão é mostrado o seu acompanhamento. O cisne pecliar é conhecida por sua característica de serem capazes de separar a água do leite, indicando que deveriam possuir discriminação em separar os maus dos bons.

Como Brahma, ela não é muito venerada em templos. No entanto, a cada ano, o Saraswathi Pooja (Navarathiri) é celebrada por todos - escolas, estudantes, trabalhadores, artesãos, empresários oferecendo suas orações para um bem sucedido e frutuoso próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário