domingo, 5 de julho de 2009

Religião Sikh
Sikhismo é o caçula de uma religião mundial. É um estritamente monoteístas fé, pregando a existência de um só Deus, e ensinando universalmente aceitável ideais de honestidade, compaixão, humildade, piedade, compromisso social e, sobretudo, os limites de tolerância de outras religiões.

A palavra "Sikh" é derivada da palavra sânscrita "shishya 'o que significa um discípulo, um aprendiz, um pesquisador da verdade. A Sikh acredita em um só Deus e os ensinamentos dos Dez Gurus, consubstanciado na Eterna Shabad Guru, Sri Guru Granth Sahib ji. As crenças básicas devem ser seguidas no Sikhismo. Além disso, um Sikh deve também participar Amrit, o batismo Sikh. Cada Sikh é suposto a seguir o Código de Disciplina Sikh. Sikhismo foi fundado por Guru Nanak Dev Ji-se no início do século XVI. O sucesso nove Gurus acarinhada, desenvolvida e pregou suas idéias e pensamentos. O pontifica dos nove sucessores de Guru Nanak foram apenas as extensões do Guru Nanak do trabalho. É importante notar que cinco dos sucessores do Guru Nanak também composta sob o nome 'Nanak' implicando, assim, que não há diferença entre as composições do sucessor e do fundador.

Guru Gobind Singh Ji, o décimo Guru instalado, em 1708, Guru Granth Sahib ji como seu sucessor e da permanente guru dos sikhs e levados a um fim para a linha de Gurus humanos. Anteriormente, em Baisakhi dia de 29. De março de 1699 o nascimento do Khalsa ocorreu.

A Sikh Gurus fornecidas orientações para os cerca de 240 anos. Eles ensinaram os valores básicos de liberdade, fraternidade, caridade, obediência, compreensão, compaixão, paciência, humildade, simplicidade e piedade, e delineado o caminho para a espiritualidade da vida. Os Gurus eles disseram que eram seres humanos e não estavam a ser venerado como Deus. Eles sentem-se a ser meros servos de Deus.

História
A religião Sikh foi fundada por Guru Nanak, que nasceu em 1469 na aldeia de CE Talwandi, agora denominado «Nankana Sahib 'perto de Lahore (Paquistão). Desde sua infância seu espírito vivo não aceitar todas as infundada rituais, superstições e dogmas que passaram para a religião nesses dias.

Guru Nanak e dos nove Gurus, que lhe sucedeu, definir um exemplo maravilhoso de viver espiritualmente, embora ainda tomar parte activa em todo o mundo. O décimo Nanak, Guru Gobind Singh (1666-1708 EC) evoluiu o início cerimônia Sikh em 1699 EC, e deu, assim, uma identidade distinta ao siques. Os cinco primeiros Initiated siques foram nomeados Panj Piaré (Cinco Beloved Ones), que, por sua vez, iniciou o guru em seu pedido - um caso até agora desconhecidos na história da humanidade.
Pouco antes do falecimento do Guru ordenado que Guru Granth Sahib, o Sikh Escritura, seria a derradeira autoridade espiritual para os Sikhs e os temporais autoridade que pertence ao Khalsa Panth - A Sikh Commonwealth. Guru Granth Sahib foi compilado e editado pelo quinto Nanak, Guru Arjan em 1604 CE. Este é o único livro no mundo, que foi compilado por um dos fundadores da fé durante a sua própria vida.

Gurudwara - A Sikh Local de Culto
Gurdwara (a porta ou morada do guru) é o nome dado ao local de culto sikh, comumente tratada como templo sikh no mundo ocidental. "Templo" é um termo impróprio no contexto de uma Gurdwara e os sikhs opor-se ao uso desta palavra para o seu local de culto. Para compreender a oposição da siques a palavra "templo", um cristão imaginar como reagiriam se St Peter's Basillica chama-se "um católico Sinagoga" ou um "cristão Mesquita". No Gurdwara, a escritura sikh é recitado e cantado e sua exegese feito. Guru Granth Sahib é colocado sobre uma alta palanquin sob um toldo no meio de um fim do corredor. O Gurdwara é um lugar onde a "Palavra do Guru" reina supremo, não só na sua recitação, mas também na prática. Não será um exagero dizer que um sikh a vida gira em torno do Gurdwara, que é por isso que sempre que há mesmo Sikh dez famílias, que estabelecem um Gurdwara. Todas as cerimônias relacionadas ao nascimento, iniciação, casamento, morte e celebração de festivais centros ao redor do Gurdwara.

Os Cinco Takhts
«Takht", que significa literalmente uma trono ou sede da entidade é um resultado histórico de crescimento do Sikhismo. Há cinco Takhats. O primeiro eo mais importante foi estabelecido por um Guru Hargobind em 1609. É chamado "Akal Takht '(o Trono do Timeless Deus) e está situado em frente ao portão de Harmandar Sahib - The Golden Temple, Amritsar. O Guru estabeleceu-lo, porque ele pensou que seculares questões políticas não devem ser consideradas no Golden Temple, que se destina exclusivamente para a adoração de Deus. Aqui, o Guru realizou sua corte e decidiu questões de estratégia militar e política política. Posteriormente, a comunidade Sikh (Sarbat Khalsa) aqui tomou decisões sobre questões de paz e de guerra e resolvidos os litígios entre os diversos grupos sikh.

O Sarangi cantores cantadas a baladas do Sikh Gurus e guerreiros neste lugar e vestes de honra (saropas) foram concedidos a pessoas que distinguir serviços prestados da comunidade dos homens em geral. A segunda sede da entidade é chamado de "Takhat Sri Patna Sahib". Os Cinco Takhts são os cinco gurudwaras e estas têm um significado muito especial para a comunidade Sikh. Takht significa um trono. Eles são considerados os bancos dos Sikh autoridade religiosa. As decisões importantes relativas à vida social e religiosa da comunidade sikh foram tomadas aqui.
• Sri Akal Takht Sahib
Akal Takht Sahib significa literalmente Eterno Trono. É também parte do complexo Golden Temple em Amritsar. Trata-se de fundação foi estabelecida por Guru Hargobind Sahib. O Akal Takht está situado em frente ao Harmandir Sahib e estão ligados por uma passagem. O edifício do Akal Takht frente ao Golden Temple tem um significado especial. Embora o Golden Temple stands para orientação espiritual do Akal Takht simboliza a distribuição da justiça e temporal actividade. Durante o dia, o Guru Granth Sahib é mantido no Golden Temple, enquanto à noite, é mantida no Akal Takht Sahib. No dia anterior todos os guerreiros Sikh procurou bênçãos aqui antes de ir para a batalha campos. Durante o século 18, enquanto siques foram lutando uma guerrilha nas florestas eles se reuniam para a Akal Takht em ocasiões especiais, tais como Baisakhi e Diwali. Aqui, a comunidade tem utilizado para reuniões gerais e aprovar resoluções. O Akal Takht é o mais antigo dos cinco Takhts.
• Takht Sri Damdama Sahib
Takht Sri Damdama Sahib está situado na aldeia de Sabo Talwandi perto Bhatinda. Neste local Guru Gobind Singh residiu aqui durante cerca de um ano e compilados a edição final do Guru Granth Sahib também conhecido como o Damdama Bir Sahib em 1705.
• Takht Sri Keshgarh Sahib
Takht Sri Keshgarh Sahib está situada a Anandpur Sahib. É o berço da Khalsa. A ordem do Khalsa foi fundada aqui por Guru Gobind Singh, em 1699. Algumas das armas de Guru Gobind Singh são exibidos aqui.
• Takht Sri Hazoor Sahib
Takht Sri Hazoor Sahib está situado nas margens do rio Godavari em Maharashtra estado. Este é o lugar onde Guru Gobind Singh esquerda para Heavenly morada. O espaço interior do templo é chamado Angitha Sahib e é construído sobre o lugar onde Guru Gobind Singh foi cremado em 1708.
• Takht Sri Patna Sahib
Takht Sri Patna Patna Sahib está situado na cidade que é também a capital do estado Bihar. Guru Gobind Singh nasceu aqui em 1666 e ele passou a infância aqui antes de ir para Anandpur Sahib. Além de ser o berço do Guru Gobind Singh, Patna também foi visitado por Guru Nanak e Guru Tegh Bahadur em diferentes pontos do tempo.
Sikh Festivais
Há certas festas que se celebram por Sikhs em todo o mundo. Estes compreendem de
• Vaisakhi
• Hola Mohalla
• bandi-Chhorh Divas (Diwali)
• Maghi
Estes são comemoradas com grande entusiasmo e fervor. Cada um destes festivais simbolizar início e no fim de várias épocas e, portanto, marca uma comemoração tempo.

Outros Sikh da Peregrinação Locais
• Hemkund Sahib
• Poanta Sahib
• Manikaran

0 comentários:

Postar um comentário